Roblox vai exigir reconhecimento facial para crianças

Muito se discute na internet sobre a segurança digital e proteção infantil da plataforma Roblox. Com uma base gigantesca de usuários no mundo inteiro, a empresa passou a ser alvo constante de críticas por parte dos pais, que alegavam que os filhos sofreram golpes dentro da plataforma.

Diante desse cenário, a companhia anunciou uma atualização que vem sendo considerada por muitos como drástica, mas ao mesmo tempo necessária. A adoção de um sistema de reconhecimento facial para validar a idade real de seus usuários em 2026.

Por que o Roblox decidiu colocar reconhecimento facial?

Nos últimos anos, foi apontado por jornais e mídias que a plataforma Roblox é um espaço virtual divertido, porém muito vulnerável à atuação de alguns usuários maliciosos. Alguns especialistas indicaram que a facilidade na criação de contas aliadas a um sistema de moderação de chat pouco restritivo tornou o que era para ser um local seguro em um lugar perigoso.

Diante dessa pressão pública, a empresa resolveu adotar uma solução tecnológica mais radical e rígida. Segundo a empresa, os métodos de identificação apresentados pelo usuário na criação de conta não são mais suficientes para garantir a segurança dos outros jogadores.

O reconhecimento facial surge, então, como uma alternativa para elevar o nível de segurança e reduzir brechas exploradas por adultos mal intencionados.

Como vai funcionar a verificação de idade?

O sistema de reconhecimento facial no Roblox já existe, mas não era de uso obrigatório. Usuários que desejam acessar chats mais restritos ou determinados recursos podem optar por realizar a verificação. No entanto, segundo a plataforma, em 2026 a verificação passará a ser obrigatória a todos que desejarem acessar os sistemas de conversa da plataforma (chat).

A tecnologia que será usada possuirá inteligência artificial para identificar e estimar a idade dos usuários. Segundo Matt Kaufman, chefe de segurança da plataforma, a tecnologia passou por inúmeros testes e é capaz de estimar com alta precisão pessoas entre 5 e 25 anos.

É importante destacar que o acesso aos jogos não será bloqueado, porém qualquer tipo de comunicação dentro do jogo deverá ser feito o reconhecimento; além disso, se for identificado um menor de 13 anos, a plataforma automaticamente bloqueará o acesso a todos os chats.

Mudanças de interação com usuários

Além das verificações de identidade e idade, o Roblox anunciou também as mudanças que serão aplicadas no chat do jogo. A plataforma passará a organizar os jogadores baseados em faixa etária semelhante. Dificultando a interação de adultos com crianças.

O objetivo dessa ação é garantir que crianças conversem apenas com outras crianças. Enquanto usuários adultos, fiquem reservados em salas apenas com outros adultos. A empresa alegou também que esse contato limitado pode ter exceções, que será quando a criança for jogar com um parente ou conhecido próximo.

Usuários de 9 anos ou menos

No caso de usuários com menos de 9 anos de idade, o Roblox adotará uma segurança ainda mais rígida e cautelosa. Para esse grupo, os chats serão desativados por padrão; a ativação só será possível em caso de autorização de uma conta parental vinculada à conta da criança.

Essa decisão reforça o papel da presença dos pais ou responsáveis no que a criança está fazendo em um celular; o objetivo é oferecer mais transparência e permitir que as famílias tenham um controle maior com interações online.

Privacidade e segurança dos dados

A plataforma alegou que as imagens capturadas para verificação de idade e identidade serão eliminadas logo em seguida, não havendo banco de dados para armazená-las. Isso é mais uma prova do quanto o Roblox está empenhado e dedicado em aumentar a segurança.

Além disso, a plataforma garante que segue rigorosamente legislações de proteção de dados, como normas internacionais de privacidade digital, e que seus sistemas passam por auditorias constantes.

A decisão de tornar o reconhecimento facial obrigatório também está diretamente ligada a problemas legais enfrentados pela empresa. Atualmente, o Roblox é alvo de processos movidos por pelo menos três estados norte-americanos, que acusam a plataforma de falhar na proteção de crianças.

Impacto da decisão na comunidade

A reação da comunidade em relação a essa nova atualização está dividida: uns gostaram, outros acham extremo demais. Muitos pais e especialistas veem a iniciativa como desnecessária. Há também jogadores que afirmaram sentir medo em relação a possíveis erros que podem surgir com as imagens.

Os especialistas afirmaram que, mesmo com um sistema bastante avançado, nada impede falhas, mas que estão trabalhando dia e noite para garantir que tudo ocorra bem. Além disso, a tecnologia usada identificará possíveis golpes, como usar crianças aleatórias na rua ou inteligência artificial.

Resumo.

reconhecimento facial

A exigência de reconhecimento facial a partir de 2026 marca um novo capítulo na história do Roblox. A plataforma, que sempre foi sinônimo de criatividade e liberdade, agora enfrenta o desafio de equilibrar entretenimento, privacidade e segurança.

Embora essa medida seja amada e odiada, ela reflete a mudança clara de postura diante das inúmeras críticas e pressão externa que a plataforma vem sofrendo. Enquanto isso, o Roblox segue no centro de uma discussão global sobre os limites da tecnologia, a proteção de crianças na internet e o papel das grandes plataformas digitais no mundo moderno.

Seu código será gerado em 60 segundos.

AGUARDE...

Aguarde, estamos gerando o seu código, aproveite e leia um pouco!