Para aqueles jogadores que gostam de finalizar 100% de um jogo e tentam ao máximo pegar todos os troféus que o jogo dispõe, esse artigo é para você! Porém, realmente vale a pena o esforço, o tempo perdido e até o estresse que acompanha esse processo?
Nesse artigo, vamos analisar de forma completa se realmente vale a pena conquistar todos os troféus de um jogo, levando em conta alguns fatores como tempo gasto, desafio, impacto psicológico e diversão. Confira!
O que significa platinar um jogo?
Enquanto joga ou quando finaliza um jogo, você tem a opção de tentar coletar os troféus, que nada mais são que desafios no jogo que, ao serem realizados, recompensam o jogador com um troféu. Basicamente, platinar um jogo é isso: fazer 100% do jogo, pegando todos os coletáveis, fazendo desafios e juntando todas as conquistas.

Eles podem envolver:
- Completar toda a história principal;
- Fazer todas as missões secundárias;
- Alcançar certos feitos no jogo;
- Jogar ou finalizar o jogo em uma dificuldade específica;
- Explorar 100% do mapa;
No PlayStation, quando o jogador realiza 100% de um jogo, ele recebe o tão raro troféu platina. Daí surgiu o termo “platinar um jogo”!
Qual é o objetivo de um jogador que tenta buscar a platina?
Buscar conquistar todos os troféus do jogo vai muito além de fazer 100% dele. Existem alguns motivos extras que fazem alguns jogadores buscarem esse desafio longo e árduo.
1. Sensação de conquista e real finalização do jogo.
Primeiramente, o mais óbvio: a sensação que sentimos quando fazemos 100% de um jogo é algo comparável a ganhar na loteria, comprar um carro zero ou ganhar um sorteio. Gera uma sensação de dever cumprido, sabendo que você fez tudo que o jogo tinha a oferecer. Para muitos essa sensação é mais do que satisfatória.
Além disso, alguns jogadores só sentem que realmente finalizaram o jogo quando realizam 100% dele e não apenas ao terminar a história principal, por isso muitos deles buscam completar todas as conquistas e assim poder ter aquela sensação de finalização.
2. Desafio extra para jogadores com bastante experiência em jogos.
Quando você é um jogador de longa data, alguns jogos se tornam fáceis mesmo com dificuldades altas, pois você já tem uma noção da mecânica e dos desafios que virão; portanto, esses “desafios extras” são uma boa oportunidade de dificultar ainda mais o game para esses jogadores, evitando aquela sensação de “é só isso? — fácil demais”.
Então, com a adição desses desafios, o jogador se sente na necessidade de cumpri-los para provar para si mesmo que é capaz. Exigindo habilidades avançadas e um domínio total das mecânicas do jogo.
3. Valorização do dinheiro investido no jogo.
Hoje em dia é comum que os jogos mais atuais possuam preços mais altos, principalmente no Brasil. Portanto, para quem paga alto em um jogo, conquistar todos os troféus pode ser a melhor forma de fazer “valer a pena” o dinheiro investido. Quanto mais horas perdidas, mais sensação de custo-benefício.
4. Status e reconhecimento da comunidade.
E não podia faltar um dos motivos mais diretos e reais. Perfis com muitas platinas costumam chamar mais atenção, seja em comunidades online, fóruns ou redes sociais. Um perfil com muitas platinas é um status procurado por muitos jogadores; é como ter um carro de luxo na garagem de casa. Esses jogadores quase sempre têm o respeito da comunidade!
Pontos negativos e positivos de conquistar todos os troféus de um jogo.

Agora vamos à realidade desse feito, às vantagens e desvantagens de conquistar 100% de um jogo.
Pontos positivos:
Muitos jogadores, que focam 100% nas missões principais, deixam de explorar o mapa, mecânicas de jogo, lugares escondidos e itens que poderiam facilitar a conclusão do game. Portanto, os troféus incentivam esses jogadores a fazerem isso e conseguirem explorar tudo que o game tem a oferecer.
Além disso, realizar todas as conquistas aumenta consideravelmente o tempo de jogo. Títulos que durariam 20h chegam a durar o triplo quando se tenta conquistar os troféus. Isso, além de deixar o game mais longo, torna-o mais atrativo, por aparentar ter uma história bem maior do que tem.
Alguns troféus são extremamente raros de conseguir, então ter um desses na coleção gera uma sensação de exclusividade e status alto. Aumentando o perfil e o padrão do jogador!
Pontos negativos:
Apesar das vantagens, coletar todos os troféus pode ser uma tarefa chata e até entediante. É comum que alguns desafios sejam realizar tarefas muito repetitivas ou coletar itens sem muita profundidade no jogo, o que torna a experiência de conquistar os troféus sem graça e forçada.
Alguns desafios são tão difíceis que, em vez de gerar alegria, causam frustração, deixando o jogador estressado para conseguir completá-los. Além disso, um dos maiores vilões de quem quer platinar um jogo é o TEMPO; nem todo jogador dispõe de várias horas para jogar. Seja por trabalho, estudos ou outro motivo, querer nem sempre é poder por conta do tempo.
Outro incômodo na vida de quem busca a platina é que, em alguns jogos, você tem troféus que só podem ser obtidos no modo online e, caso o jogador não pegue esses troféus a tempo, os servidores podem fechar e a platina será impossível.
Vale a pena platinar todos os jogos ou apenas alguns?
Se você é aquela pessoa obstinada a conseguir 100%, sim, vale a pena, por mérito pessoal e sensação de conquista, fora o status. Agora nem todos os jogos são divertidos de platinar ou possuem um peso muito grande; existem jogos em que a platina é tão fácil de obter que chega a ser um troféu qualquer, sem peso algum na coleção.
Jogos que realmente valem a pena platinar:
- Jogos modo história que focam na narrativa;
- Games com troféus criativos e que são divertidos de obter;
- Jogos que recompensam por exploração e habilidade;
- Jogos com desafios realmente fortes e balanceados.
Geralmente jogos de aventura ou mundo aberto são uma das melhores escolhas para esse tipo de passatempo.
Impacto psicológico da conquista de 100%

Pode ser algo pouco discutido na internet ou por médicos, mas você sabia que a busca por troféus pode ter um impacto profundo no seu cérebro? Alguns jogadores desenvolvem um sentimento de obrigação, uma sensação de que precisam completar 100% de todo jogo que iniciam.
Isso pode levar a pessoa a:
- Perda de prazer ao jogar, fazendo isso por obrigação;
- Ansiedade e psicose pela necessidade de querer algo obstinadamente e ser complicado de obter;
- Abandono de outros títulos interessantes por falta de troféus;
- Foco na conquista e não no prazer de jogar.
Jogos foram criados para entreter e não para prejudicar os jogadores. Se aquele momento deixa de ser prazeroso e passa a ser uma obrigação, você não está jogando, está perdendo tempo da sua vida sem perceber.
Vale a pena conquistar todos os troféus de um jogo?
A realidade é que possui duas respostas para essa pergunta: sim e não. Conquistar todos os troféus de um jogo somente valerá a pena quando:
- Você se diverte no processo;
- O desafio é justo, balanceado e alcançável;
- O tempo investido ou gasto faz sentido para você?
- O jogo continua prazeroso mesmo após o final dele.
Agora, se a experiência se tornar cansativa e obrigatória, aí realmente não vale a pena nem um pouco.
Seu código será gerado em 60 segundos.
Aguarde, estamos gerando o seu código, aproveite e leia um pouco!

