8 Consoles antigos que ficaram raros

Videogames antigos estão cada vez mais escassos no mercado e, consequentemente, mais caros entre os colecionadores. O que antes era apenas um brinquedo ou uma diversão de época, comum entre os anos 80 e 2000, se tornou item valioso nos dias atuais.

Com o passar do tempo, muitos consoles desses deixaram de ser fabricados; alguns tiveram até poucas unidades produzidas, aumentando ainda mais a procura. Isso fez com que muitos videogames se tornassem raros no mercado e com valores exorbitantes. Nesse artigo você vai conhecer alguns deles, confira!

Por que consoles antigos se tornam raros?

Consoles antigos que ficaram raros

Antes de mostrarmos cada um deles, é importante entender por que eles se tornaram raros com o passar dos anos. Nem todo console antigo é considerado raro, alguns são apenas antigos mesmo. Porém, existem características que tornam um videogame único e extremamente procurado.

1. Produção limitada.

Alguns videogames tiveram uma quantidade de produção limitada no mercado, alguns já sendo pensados para colecionadores e outros por falhas ou defeitos que os fizeram sair de linha. Naturalmente esses modelos se tornam mais raros, pois possuem alta procura e poucas unidades; quando encontrados à venda, sempre estão com valores bem salgados.

2. Fracasso comercial.

Alguns videogames fabricados, por motivos de baixa procura ou poucas vendas no geral, deixam de ser produzidos pelas fabricantes, pois acreditam serem produtos que dão mais prejuízo do que lucro. Um caso muito famoso de um videogame interrompido foi o PSVita, um portátil que na época não agradou muito, mas hoje em dia é extremamente procurado.

3. Consoles regionais.

Antigamente os videogames vinham com certas diferenças de países para países; alguns modelos foram fabricados apenas em um determinado país. Um exemplo famoso são alguns modelos de Playstation 2; certas cores ou acessórios foram lançados apenas no Japão. Considerando a burocracia e o ano de fabricação, possuir um é bastante caro.

4. Ação do tempo.

O fator mais determinante em um videogame antigo e sua raridade é o fator tempo. Antigamente, quando alguns consoles famosos foram lançados, como Super Nintendo, Nintendo 64, PlayStation 1… não existia muito o conceito de cuidado. As caixas eram jogadas fora, os consoles não recebiam o cuidado adequado.

Portanto, existem consoles antigos à venda, porém nem todos são raros, pelo simples fato de não estarem completos ou bem conservados. Nem sempre um console para ser raro precisa ser diferente; às vezes, o fato de ele estar conservado, limpo, com todos os acessórios originais, caixa e funcionando já o torna um produto procurado.

Fora que, com o passar dos anos, muitos desses videogames foram perdidos, danificados, queimados ou tiveram peças substituídas, diminuindo ainda mais a quantidade de modelos existentes.

Consoles antigos que ficaram raros e muito valiosos.

Agora, vamos à lista de videogames que ficaram escassos no mercado e extremamente raros, incluindo algumas curiosidades sobre eles.

1. Neo Geo AES.

O Neo Geo, lançado pela SNK em 1990, tinha como premissa, em seu lançamento, levar a mesma experiência e diversão dos fliperamas para sua casa. Por incrível que pareça, ele conseguiu esse feito e de uma forma avassaladora, sendo a principal diversão dos jogadores na época, sem precisar sair de casa.

Atualmente, ele é considerado o videogame mais raro e caro para se ter em uma coleção; alguns modelos podem chegar a valer R$9.000. Infelizmente ele tinha um problema grave; mesmo sendo feito para o agrado do público, ele chegou aos mercados com preços muito altos, sendo pouco comprado na época. Considerado um artigo de luxo para muitas famílias e amantes dos games.

Por que ele é estranho?

  • O preço no seu lançamento e nos dias de hoje continua extremamente alto; mesmo você tendo o videogame, possuir um cartucho de um único jogo já levaria uma pequena fortuna.
  • Público muito restrito, nem todos curtiam os jogos de fliperama, portanto alguns não sentiam interesse em comprar um modelo como esse;
  • Poucas unidades vendidas devido ao alto valor na época.

Possuir um modelo como esse nos dias atuais pode não significar muito para quem nasceu depois dos anos 2000, mas para os mileniais, nascidos entre os anos 80 e 90, esse modelo era um sonho de consumo e poder ter um na coleção é algo gratificante.

2. GameCube – Panasonic Q.

Para os fãs da Nintendo e do GameCube, existiu um modelo muito raro lançado apenas no Japão, que era um híbrido de videogame e leitor de DVD, algo que era febre no mercado de filmes alugados.

Seu design diferenciado e funcionabilidades extras oferecidas tornaram esse modelo muito procurado no mercado, mas poucas unidades foram fabricadas. O motivo? Alto valor de compra e poucas vendas.

Era muito comum antigamente as empresas lançarem um produto focado na qualidade, mas sem pensar no público-alvo; muitas vezes eram pessoas que não podiam comprá-los, portanto virava um produto descartado por não ser vendido.

Por que ficou raro?

  • Seu lançamento foi no Japão, portanto países ocidentais não tiveram a oportunidade de ver esse modelo em prática. Assim sendo, é necessário importá-lo, o que é um processo caro e demorado.
  • Alto custo: mesmo após anos do seu lançamento, esse modelo continua com preços extremamente altos e superfaturados, o que diminui a quantidade de pessoas interessadas;
  • Produção limitada, pois, como dito, sua produção foi interrompida por motivos de baixa procura na época.

Atualmente o Panasonic Q se tornou um dos modelos mais procurados pelos colecionadores da Nintendo.

3. Atari 2600 e Jaguar.

Consoles antigos que ficaram raros

Esse modelo foi responsável por marcar gerações inteiras. Sendo um videogame revolucionário para a época e possuindo um baixo poder de compra. Por isso foi bastante vendido, mas seu modelo era relativamente frágil, podendo ser facilmente danificado. Mesmo com muitas unidades vendidas, hoje em dia existem poucas unidades à venda e com todos os acessórios originais.

Depois dele, surgiram outros modelos, inclusive um que lia CD, chamado Atari Jaguar; porém poucas unidades desse modelo foram produzidas. Após isso, a Atari abandonou o projeto. Mesmo assim eles entram na lista dos consoles mais raros.

Por que ficaram raros?

  • Baixa produção do Atari Jaguar;
  • Material levemente mais fraco;
  • Alta procura por colecionadores;
  • Considerado por muitos como o melhor console de geração.

Sem sombra de dúvidas, o Atari revolucionou o mercado de videogames, sendo um console extremamente popular e procurado.

4. Dreamcast.

Consoles antigos que ficaram raros

Esse videogame em específico não é tão raro, mas existem variações dele que são modelos de edição limitada lançados apenas no Japão, fazendo com que o Dreamcast seja extremamente raro e caro. Versões comemorativas como a edição Hello Kitty, Sega Sports, R7 e outros modelos são extremamente procurados no mercado e quase nunca encontrados à venda.

Apesar de o Dreamcast não ser raro, essas edições específicas tornaram-no extremamente limitado e requisitado no mercado.

5. Playstation 1 – Núcleos.

Muitos não sabem, mas o famoso PlayStation 1 possuiu edições extremamente raras, conhecidas como Dev KIT. Eram videogames enviados para desenvolvedores de jogos e softwares de Playstation, que possuíam algumas cores; essas cores eram justamente para diferenciar os modelos.

Entre esses PlayStations coloridos, existiu um em específico que se tornou a edição mais cara e rara dos modelos de PS1, o Net Yaroze. Esse modelo vinha completo, com memory card, kits de desenvolvimento, manuais e, além de tudo isso, uma cor única e rara.

Um preto fosco com brilhante, extremamente chamativo e que chega a dar dó de ligar para testar. Foram fabricadas apenas algumas unidades desse modelo, então encontrar um desses por aí é extremamente raro e, quando acha, os valores podem ultrapassar facilmente R$15.000.

Motivos da raridade:

  • Público grande, mas poucas unidades distribuídas;
  • Distribuição controlada: esses modelos eram cedidos pela própria Sony para desenvolvedores e empresas de jogos, não chegando ao público, mas é possível encontrar algumas unidades à venda por aí.
  • Acessórios muito procurados, o controle e o memory card únicos são extremamente buscados por colecionadores de acessórios.

6. Nintendo – Virtual Boy.

Consoles antigos que ficaram raros

O Virtual Boy foi considerado um dos maiores fracassos revolucionários da Nintendo. Sua premissa era oferecer uma experiência visual 3D, algo que na época do seu lançamento era quase impossível (1995); porém, enfrentou inúmeros desafios ao ser lançado, pois os jogadores alegavam desconforto visual, design nada prático e poucos jogos devido à alta crítica.

Foi exatamente por esse fracasso que esse modelo se tornou raro, pois tinha uma pegada futurista para uma época em que uma imagem 3D era coisa de filme e por possuir uma construção nada comum.

Ele se tornou muito procurado por colecionadores porque:

  • É um item que foi produzido em quantidades MUITO baixas;
  • Por fãs da Nintendo que possuem todos os modelos lançados;
  • Design único e bastante decorativo.
  • Oportunidade de entender como era a visão futurista dos jogos na época.

Mesmo sendo um fracasso comercial, hoje em dia esse modelo é considerado uma antiguidade digna de época e coleção.

7. Xbox original.

Esse modelo, sendo um dos mais atuais em relação aos demais, trouxe uma qualidade gráfica absurda para os jogos. Conhecido como tijolão por ser um modelo muito grande e pesado, é considerado raro, mas apenas alguns modelos são.

Os modelos transparentes e coloridos dele foram lançados como produtos premium focados já para o colecionismo; embora tenham sido produzidas poucas unidades, existem muitas para venda, porém com preços bem salgados.

8. PlayStation 2.

Consoles antigos que ficaram raros

Para finalizar a lista, não podia faltar o videogame mais vendido da história. O PlayStation 2 foi facilmente o primeiro videogame de muitos jovens entre os anos 2000 e 2005, sendo comercializado até os dias de hoje.

No Brasil, esse console ganhou uma fama imensa pela facilidade de jogos em feiras, como o famoso marketing “1 por R$ 3 e 2 por R$ Além disso, a empresa por trás desse modelo aproveitou o hype para lançar unidades extremamente limitadas, sendo MUITO RARA nos dias atuais.

Existem 4 modelos que são considerados os mais raros do mundo todo, conhecidos como PS2 Automobile Edition. Esses modelos vieram nas cores azul, branco, vermelho e amarelo, pintados com tinta automotiva e sendo produzidos em quantidades limitadas.

É possível encontrar a unidade desses modelos sendo vendida por valores como R$20.000 e até a coleção inteira ultrapassando facilmente os R$100.000.

Por que se tornou tão raro?

O PlayStation 2 em si não é raro, ele foi fabricado em grandes quantidades, sendo encontrado em qualquer marketplace, porém as edições limitadas dele são sim raras e caras de encontrar.

  • Efeito nostálgico em quem o possui;
  • Colecionismo;
  • Alta procura por sua imensa quantidade de jogos disponíveis na biblioteca.

Vale a pena investir em consoles antigos?

Se você é uma pessoa que gosta de possuir consoles, principalmente os antigos, é sim interessante colecionar videogames, principalmente se você for uma pessoa de boas condições financeiras. Agora você precisa entender que iniciar nesse ramo é extremamente caro, portanto difícil de conseguir ter uma coleção muito grande.

Seu código será gerado em 60 segundos.

AGUARDE...

Aguarde, estamos gerando o seu código, aproveite e leia um pouco!